BCE vai encerrar em dezembro programa de compra de ativos

O Banco Central Europeu (BCE) vai encerrar seu programa de compras de ativos de 2,4 trilhões de euros no fim de dezembro deste ano. Até setembro, vai realizar compras de 30 bilhões de euros por mês. Depois , o ritmo vai cair pela metade, para 15 bilhões de euros. Em dezembro, o programa se encerra.

            A autoridade monetária disse ainda que vai seguir com a política de reinvestimento por um longo período de tempo após o fim das compras. 

            A comunicação veio junto com a decisão da autoridade monetária de manter a principal taxa de juro da zona do euro em zero, conservar a taxa de empréstimos em 0,25% e deixar a taxa de depósito negativa em 0,40%. O BCE acrescentou que vai manter as taxas em níveis históricos de baixa, assim como espera que permaneçam "nos atuais patamares até pelo menos meados de 2019". 

            Muitos analistas pensavam que a instituição detalharia sua intenção para a saída do programa de compra de ativos apenas em julho. Após a comunicação, o euro caiu 0,6% em relação ao dólar, US$ 1,1725.

            Com a iniciativa, o BCE fica mais perto da posição do Federal Reserve e do Banco da Inglaterra, que não apenas terminaram seus programas de estímulo à economia como também passaram a elevar os juros.

            As definições alcançadas nesta quinta-feira ocorreram um dia depois de o banco central americano subir o juro em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 1,75% a 2% ao ano. (do Valor Econômico)

Comentários
Sem comentários ainda. Seja o primeiro.