Giacomo Diniz: Graduado em economia na FEA-USP e atua como profissional de Investimentos certificado há mais de quinze anos. Trabalhando por muitos anos como gerente comercial da tradicional Corretora Spinelli se especializou em análise de investimentos em ações e operações com derivativos. Atualmente é professor titular de análise fundamentalista do Instituto Educacional BM&FBovespa e consultor na área de gestão de fortunas.

 

Nossos formadores

Expositores dos cursos CNF

O corpo docente é formado exclusivamente por profissionais dotados do mais alto grau de conhecimento científico e da mais ampla experiência prática, capazes de proporcionar um ensino de excelência.

Essa equipe é composta por professores com titulação acadêmica e por profissionais com reconhecida qualificação no mercado financeiro.

O perfil desses profissionais contempla características de atuação que favorecem a interação do aluno com o mundo do trabalho trazendo as mais diversas informações teóricas e práticas, possibilitando assim, o conhecimento do campo de atuação.

Este aspecto se reveste de fundamental importância, pois acreditamos que um dos fatores que permitem alcançar níveis de excelência nas organizações é a qualidade da equipe de colaboradores. Conheça os principais expositores dos cursos CNF:

 

Abel Lima Filho:  Engenheiro Agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo – USP, em Piracicaba – SP, com diversificação em Economia Rural. Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. Especialização em Didática Especial – Ensino Agrícola, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Diretoria Ensino Agrícola – Piracicaba – SP. Atuação em instituições financeiras e instituição de pesquisa em economia agrícola. Experiência adquirida em instituições financeiras como Gerente Operacional de Negócios (Pessoa Jurídica e Pessoa Física), Gerente de Crédito, Gerente Operacional de Crédito, Gerente de Administração de Crédito, Assessor de Diretoria de Crédito Rural, Chefe de Departamento de Apoio Técnico de Crédito Rural, Gerente de Administração Rural da Diretoria de Crédito Rural. Instituições financeiras em que atuou: Banco Cooperativo do Brasil S. A. – BANCOOB, Banco Noroeste S. A., UNIBANCO – União de Bancos Brasileiros S. A., Banco Comercial Brasul S. A., First National City Bank.  Integrante da equipe de instrutores da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Integrante da equipe de instrutores do IBDAGRO – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio – São Paulo – SP – Educação Financeira para o Agronegócio. 

Alberto Alves Silva Oliveira: Graduação em Economia pela UFRJ, Mestre em Economia pela EPGE/FGV-RJ. Foi gestor de fundos de renda fixa no Banco Bozano Simonsen, gerente de derivativos no Banco Itaú e economista-chefe na Banif Corretora. Atuou, também, como economista-chefe na Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo. Atualmente, é Analista de Finanças e Controle assessorando a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

 

 

Alexandre Cabral Cardoso: Mestre em Administração pelo Ibmec e economista pela UFRJ, com MBA em Finanças pelo Ibmec e em Derivativos pela BM&F/USP. Dezesseis anos no Mercado Financeiro, atuou no Banco Pactual, CVM, Título CV, Planner DC CCVM, entre outras. Atualmente é gestor de fundos multimercados na CM Capital Markets Asset. É professor há mais de sete anos na BMF, Santander, FK Partners, OPA Cursos e Griffo, além de palestrante da Expomoney.

 

 

Aline Pousada Reginato: Advogada com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em finanças pela Fundação COPPEAD-UFRJ. Possui grande experiência em gestão de riscos e governança corporativa. Trabalhou em diversas instituições financeiras como Bank of America, Banco Máxima, Ágora Senior Corretora de Valores, ICAP do Brasil Corretora de Valores e Ativa Corretora de Valores - na criação e manutenção da estrutura de controles internos e de monitoramento de operações (controles de PLD, manipulação de preços, front running etc). É instrutora e palestrante em eventos e treinamentos corporativos e institucionais sobre Continuidades de Negócios, Riscos Operacionais e Prevenção a Fraudes do Informa Brazil (IBC, IIR - Institute for International Research).

 

Arthur Vieira de MoraesGraduação em Direito - UNIP – Universidade Paulista, pós Graduação latu sensu - Produtos financeiros e gestão de Risco – FIA e Mestrado Profissional em administração com ênfase em finanças – FECAP
Advogado, agente autônomo de investimentos e professor de finanças. Vasta experiência no mercado de capitais assessorando pessoas físicas com investimentos em bolsa de valores (ações, fundos imobiliários e produtos de renda fixa) desde 1999 (Corretoras: Intra / TOV / Indusval / Citi – atual).
Professor de finanças em cursos de pós graduação latu sensu e cursos livres, ministra aulas de temas voltados ao mercado financeiro e de capitais (em especial fundos de investimento imobiliário), além de desenvolver conteúdo de material didático e cursos on line, desde 2012. Docente do Instituto Educacional BM&FBOVESPA desde 2013.
Colunista do portal InfoMoney onde escreve o “Blog dos Fundos Imobiliários”, desde 2013.
Apresentador do Programa Fundos Imobiliários na TV InfoMoney, desde 2016 

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Cesar Augusto Moreira Bergo: Economista, sociólogo e mestre em finanças e especialista em administração estratégica e governança corporativa pela FIA/USP. Professor de pós-graduação universitária e de diversos cursos no mercado financeiro. Atua há mais de 40 anos no mercado financeiro tendo exercido cargos de executivo em bancos, corretoras e distribuidoras de valores, além de possuir diversas certificações para atuar no mercado financeiro

 

Daisy Blanco: Jornalista formada pela Cásper Líbero e Advogada graduada pela Universidade Mackenzie. Pós graduada em Administração de Negócios. Cursos de especialização em Gestão de Risco. MBA em Gestão de Pessoas. Atuante em mercados de serviços e consumo, com sólidos conhecimentos sobre o Ciclo de Crédito e Cobrança. Executiva com carreira desenvolvida na Credicard, TVA, Bradesco, Unibanco e Telefônica. Hoje é CEO da CE2C – Centro de Especialização em Crédito e Cobrança. Instrutora da ABBC - Associação Brasileira de Bancos e da ASERC - Associação Nacional das Empresas de Cobrança, onde ministra treinamentos para Call Center e Empresas de Cobrança. Colunista do Portal Televendas & Cobrança. Personal & Profissional Coaching certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching
 

Fábio Henrique de Sousa CoelhoÉ diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos na Previc. Foi Chefe de Gabinete do Diretor de Relacionamento Institucional e Economista do Departamento Econômico do Banco Central do Brasil, além de Especialista em Risco de Mercado na Caixa Econômica Federal. Foi Professor de Finanças da Universidade de Brasília para cursos de Administração e Economia, além de cursos de especialização em Previdência Complementar. É Engenheiro Civil e Mestre em Economia do Setor Público pela UnB e Mestre em Finanças pelo Coppead/UFRJ.

                        

Fernando Marinho: Consultor especialista em Plano de Continuidade de Negócios - PCN desde 1999, formado em Economia e com Pós Graduação em Segurança de Dados e Sistemas de Informação. Vice-Presidente da AIGELAC (Associação Internacional de Gestores de Emergências da América Latina e Caribe), é Membro da Coordenadoria de Investigações de Crimes Eletrônicos do Ministério Público do Rio de Janeiro, atualmente professor no curso de Pós-Graduação em Segurança de Dados e Sistemas na UFRJ, Uni-Rio e na Escola de Guerra da Marinha, onde ministrou curso de Continuidade de Negócios. Atua como country manager do IAEM (International Association of Emergency Managers), é membro da ABRISCO (Associação Brasieira de Risco) do IIFSA (International Institute of Forensics and System Association). Palestrante do ITQM 2015 e Rio Pipeline 2015, assuntos relacionados à Segurança, Riscos, Contingência Operacional e Continuidade de Negócios. É colaborador da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – Comitê Brasileiro sobre as normas de gestão (ISO) de Riscos (série 31000) e Segurança da Informação (série 27000). É consultor atuante na área de Segurança há mais de dez anos no mercado, com uma carreira de projetos em mais de trinta grandes organizações, sendo autor do livro 'Como Proteger e Manter Seus Negócios'.

 

Gerson de Eduardo Oliveira: É funcionário do Banco do Brasil por mais de 33 anos, tendo dedicado 21 anos às Áreas de Finanças e de Gestão de Riscos. Exerce o cargo de gerente executivo na Diretoria de Gestão de Riscos, sendo responsável pela (a) gestão dos riscos de contágio e modelo, (b) integração de riscos, (c) testes de estresse, (d) avaliação da adequação de capital (ICAAP) e (e) coordenação do Fórum de Controles Internos e Gestão de Riscos e do Fórum de Avaliação de Modelos Aplicados a Gestão de Riscos. No âmbito acadêmico, Gerson Eduardo de Oliveira é mestre em Economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Exerce o cargo de professor em cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Brasília, onde leciona (a) Derivativos, (b) Estatística, (c) Finanças Internacionais e (d) Gestão de Riscos.
 

Giacomo Diniz: Graduado em economia na FEA-USP e atua como profissional de Investimentos certificado há mais de quinze anos. Trabalhando por muitos anos como gerente comercial da tradicional Corretora Spinelli se especializou em análise de investimentos em ações e operações com derivativos. Atualmente é professor titular de análise fundamentalista do Instituto Educacional BM&FBovespa e consultor na área de gestão de fortunas.

 

 

 

Guilherme Ribeiro de Macêdo: Doutor em Administração com ênfase em Finanças e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é especialista em Física Quântica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), é graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), é consultor na área de Gestão de Riscos, professor dos cursos de MBA e Especialização da UFRGS em Porto Alegre, Gestão de Riscos da APIMEC-SUL em parceria com BM&FBOVESPA, MBA em Mercado de Capitais da UCS em Caxias do Sul. Atuou por dois anos (2003-2005) no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) na área de Infraestrutura do Banco, especificamente com operações de project finance para financiamento de hidrelétricas e termelétricas. É professor do Instituto Educacional BM&FBOVESPA e BB Previdência nas áreas de ALM e Risco. É sócio da Quanta Soluções Financeiras e Vokin Investimentos.

 

Jair Camilo: Carreira de mais de 28 anos direcionada na liderança das áreas de Auditoria, Controles Internos, Inspetoria e Centros de dados bancários no Banco Itaú. Sócio Fundador em 2004, da G5 Serviços & Treinamentos, especializada em treinamentos e consultorias para o mercado financeiro. Consultoria e implementação de monitoramento de Sistemas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro para vários Bancos, Corretoras, Factoring, Cooperativas a nível Brasil. Na parte de Prevenção à Lavagem de Dinheiro já realizou treinamentos para mais de 180.000 pessoas, em 550 Instituições Financeiras. Criador do Curso Virtual Sobre Prevenção à Lavagem de Dinheiro em parceria com a Editora Vivali. Instrutor de Treinamentos na FEBRABAN, ABDE, ABRACAM, SICREDI, UNICRED (Brasil), SESCON/SP, Faculdades Trevisan e na G5, na parte de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, Auditoria Interna e Sistemas de Controles Internos.
 

José Ricardo Escolá de Araújo: Administrador de Empresas pela EAES/FGV, com MBA junto à New York University e mais de 25 anos de experiência teórica e prática no mercado nacional e internacional. Na área bancária atuou em diversas áreas. É Consultor de várias Empresas e Conglomerados de médio e grande porte, dos setores financeiro, industrial e comercial, na intermediação de negócios, projetos e operações financeiras. Docente especialista em Cursos de Macro-Economia junto à EAESP/FGV, de Câmbio, Finanças e Derivativos junto à USCS, à Trevisan e ao INPG e de Operações de Câmbio e Comércio Internacional junto a FEBRABAN.

 

José Roberto Ferreira Savoia: É Professor Associado da Área de Finanças da FEA-USP, desde 1998. Foi Adjunct Professor da Columbia University, em New York, 2007-2009 e Senior Visiting Scholar, em 2005. Foi Visiting Professor na Open University Business School, no Reino Unido, em 2012. É consultor na área de mercado de capitais e previdência, desenvolvendo estudos e avaliações para inúmeras empresas públicas e privadas, governos e entidades do terceiro setor. Foi Diretor Superintendente e Presidente do Conselho de Administração do IPREM – Instituto de Previdência do Município de São Paulo de 2010-2012. Foi Conselheiro do CONAPREV e da APEPREM.

 

João Luiz Chela: Doutor em Matemática Aplicada – UNICAMP; é executivo do mercado financeiro; participou de equipes responsáveis pela criação de diversos produtos bancários do mercado; atua como gestor de modelagem de risco de crédito, validação de modelos, análise quantitativa e precificação de produtos e tesouraria; Professor da FGV - São Paulo; Professor dos cursos BM&F Bovespa – Especialização e MBA. 

 

 

 

Leonardo de Paula Longo: Administrador de Empresas, formado pela Universidade do Triângulo Mineiro, com mestrado pela EAESP/FGV e especialização pelo IBMEC, corretor de imóveis e corretor de seguros, trabalhou por 30 anos no Banco do Brasil, onde implantou a área de crédito imobiliário, entre 2006 e 2010, além de outros projetos com estratégica para o público jovem, segmentação de clientes, suporte aos negócios com clientes do Banco Popular, dentre outros. Atualmente presta consultoria na área de crédito imobiliário, especialmente no desenvolvimento e implantação do negócio (Banco Sicredi e Bancoob). Implantou diversos convênios de crédito imobiliário entre o Banco do Brasil e a POUPEX, conduziu a aquisição, pelo BB, de participação no capital da CIBRASEC, professor universitário, trabalhou com crédito imobiliário na MinasCaixa e foi instrutor da EN-HAP (Escola Nacional de Habitação e Poupança), sucedida pelo IBRAFI.

 

Marcos Assi: Mestre em Ciências Contábeis e Atuariais pela PUC-SP, Bacharel em Ciências Contábeis pela FMU, com Pós-Graduação em Auditoria Interna e Perícia pela FECAP, Certificação Internacional pelo ISACA – CRISC - Certified in Risk and Information Systems Control e Certificação pela Exin – ISFS – Information Security Foundation. Possui 28 anos de experiência exercidos em Instituições Financeiras como Banco Toyota do Brasil, Banco BBA Creditanstalt (Atual ITAU-BBA), Banco ABC Brasil, entre outros. Participou ativamente na Implementação das Áreas de Controladoria e Compliance do Banco JBS. É professor do curso de MBA em diversas faculdades e fundações e é autor do livro  "Controles Internos e Cultura Organizacional – Como consolidar a confiança na gestão do negócio" – Saint Paul Editora – 2009 e "Gestão de riscos com controles internos – Ferramentas, certificações e métodos para garantir a eficiência dos negócios" – Saint Paul Editora – 2012. 

Nelson João dos Reis Rodrigues: Advogado e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV/RJ, com escritório de advocacia estabelecido no centro do Rio de Janeiro. Foi diretor nos bancos Citibank, ABNAMRO, Lloyds Bank e Bozano Simonsen por mais de vinte anos. Especialista em análise de crédito e Gestão de risco de crédito. Professor da FGV/RJ em curso de pós-graduação há mais de quinze anos. Consultor de empresas como: Petrobrás Distribuidora, Shell Brasil, Petróleo Ypiranga, Repsol, Banco Safra, White Martins, Sicredi, Sescoop, Experiência na modelagem de ambientes de crédito e cobrança.   

 

Paulo Lamosa Berger: Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Leciona matérias relacionadas ao mercado financeiro desde 1995 e atualmente é professor da disciplina Renda Fixa nos MBAs de Mercado de Capitais da FGV, UFRJ, IBMEC e nos cursos de finanças e derivativos da Anbima e BM&F Bovespa. No campo profissional não acadêmico, é ex-funcionário de carreira do Banco Central do Brasil, desde 1993 até 2014. No Banco Central também atuou como facilitador na área de treinamento.

 

Regina Arczynska Lago: Mestre em Administração Pública (FGV-RJ); Especialista em Educação (UERJ); Psicóloga (UERJ); Formação Holística na UNIPAZ -RJ; Formação Internacional em Coaching Integral pelo ICI (Integrated Coaching Institute - São Paulo); Professora da FGV-RJ, atuando nos cursos de pós-graduação do FGV-Management e consultora do FGV in Company; Analista de treinamento da VARIG durante 12 anos, na área de Treinamento e Desenvolvimento Gerencial e Comportamental; Consultora na área de Desenvolvimento Humano, concentrando sua atuação em programas gerenciais e comportamentais, com ênfase nas seguintes áreas: Liderança, Desenvolvimento de Equipes, Motivação, Comunicação e Relacionamento Interpessoal, Negociação e Conflitos, Formação de multiplicadores de ensino, Técnicas de Apresentação e Técnicas de Reunião, tendo prestado serviços a várias empresas, tais como: Anbima, Eletrobrás, Fininvest, Fundação Real Grandeza, Funlar, Gerasul, INT, Justiça Federal, Petrobras, Prudential Bradesco Seguros, Receita Federal, Senai, Senac; Coautora do livro - Liderança e Motivação, da série Gestão de pessoas, publicado pela FGV.

 

Rita Amabile: Psicóloga, Advogada e Perita Grafotécnica, pós-graduada em Ciências Forenses e em Direito Processual Civil. Possui mais de 20 anos de experiência como executiva nas áreas de Treinamentos e Recursos Humanos. Atua como Perita Grafotécnica Judicial e Assistente Técnica na elaboração de Laudos e Pareceres Grafotécnicos e como Advogada nas áreas Civil e Trabalhista. Professora de Grafoscopia na Pós-Graduação em Ciências Forenses na Faculdade Oswaldo Cruz e no MBA e Pós-Graduação da FIA - Fundação Instituto de Administração. Instrutora do Curso de Grafoscopia na Detecção de Fraudes em Assinaturas na ABBC – Associação Brasileira de Bancos Comerciais, FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos, ACERTONLINE – Assessoria Empresarial, Serasa Experian e no SESCOOP/SP - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo. 

Roberto Buscariolli: Consultor em Gerenciamento de Riscos Corporativos. Profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro como executivo e gestor de gerenciamento de riscos em Instituições como Banco Francês e Brasileiro, Banco Itaú e BankBoston. Atua há mais de 7 anos como Consultor em gerenciamento de riscos financeiros: mercado, operacional e crédito em instituições financeiras. Engenheiro pela Escola Politécnica da USP com cursos de pós-graduação em finanças, produtos financeiros e gerenciamento de riscos na FEA, BMF e INSEAD. Professor da ABBC, FIPECAFI e FIA.

 

 

Sérgio Santos: Mestre em economia pela FGV/RJ com MBA em Finanças pela USP. Possui 26 anos de experiência no mercado trabalhando em empresas como: BM&FBovespa, BM&F e Cetip, nas quais ocupou diversos cargos com foco na área de produtos e de regulação de mercado. Atualmente, é professor na Anbima, no Instituto Educacional BVMF e na FIPE/USP sobre temas relacionados ao mercado financeiro e de capitais. É certificado pelo Exame CEA-ANBIMA.

 

Sergio Shmayev: É engenheiro Mecânico e Físico pela Universidade de São Paulo (USP), com experiência profissional de mais 25 anos na área de educação e de mais de 22 anos em grandes corporações, tendo exercido funções executivas e de diretoria em companhias como Hewlett-Packard, Xerox, Canon e Ricoh. Possui as Certificações PQO na área de Riscos, PQO na área de Operações no segmento BM&F e no segmento BOVESPA e CPA20 e CPA10 Anbima. É membro do Comitê de Educação do IBCPF e membro da PRMIA (Professional Risk Managers’ International Association). Atualmente, é consultor de empresas e professor da BSG DuoPrata Treinamentos, BM&FBOVESPA, LMG, Anbima, Strong-FGV, AE Agência Estado e em variados bancos e empresas, ministrando diversos cursos nas áreas de matemática financeira, vendas, marketing, finanças, riscos, derivativos, ações e estatística.

 

Sonia de Sales Alencar: Atualmente Sonia é Consultora Jurídica Associada do JCMB Advogados e Consultores, tendo anteriormente ocupado cargo de Consultora Jurídica Senior na Área Jurídica da Autolatina Brasil Ltda., da Mercer Human Resource Consulting Ltda. e Consult Mais- Especializada em Previdência. 
Possui mais de 25 anos de atuação no mercado de previdência complementar, em projetos voltados para “Due Diligence”, envolvendo análise de aspectos contingenciais e orientação de estratégias voltadas para processos de reorganização societária; Participou ativamente na orientação de estratégias voltadas para processos de reorganização societária entre empresas patrocinadoras, entre entidades fechadas de previdência complementar e entre planos previdenciários; Atuou também na constituição de entidades fechadas de previdência complementar, junto aos órgãos competentes, envolvendo a formatação de estatuto, regulamento de planos de benefícios, convênio de adesão, regimentos internos e outros documentos inerentes. 

 

Sueli Renberg: Atua há dez anos como Capacitadora em Ouvidoria e como Consultora para implantação de Ouvidorias. Há oito anos é Mediadora formada e também praticante de conceitos de abordagem de Transformação de Conflitos. É capacitadora em Mediação e em Comunicação Colaborativa para áreas diretamente vinculadas ao Atendimento ao Cliente. Nos outros dez anos anteriores esteve na Ouvidoria do Grupo Pão de Açúcar.

É sócia-proprietária da AUDIRE Consultoria, associada e fundadora do Mediativa – Instituto de Mediação de Conflitos. Faz parte do hall de membros da ABO Nacional - Associação Brasileira de Ouvidoria - e ABO, Seccional São Paulo. 

Psicóloga, especializada em Recursos Humanos, possui MBA em Marketing. Também é formada e licenciada como instrutora e formadora em Práticas Restaurativas pelo IIRP - ILAPR – Instituto Internacional de Práticas Restaurativas/Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas – levando essas práticas oriundas da Justiça Restaurativa - para escolas e empresas, por meio de suas áreas de Ouvidoria Interna e Externa, Recursos Humanos, Responsabilidade Social e Sustentabilidade.