Crédito Rural

Inscrições

Clique aqui para se inscrever

As inscrições encerram-se no dia 31/5/2017 ou até o preenchimento de todas as vagas

O contato poderá ser feito por meio do departamento de Cursos e Eventos da CNF pelos telefones: (61) 3218-5371 | 98133-9359 ou pelo e-mail: cursos@cnf.org.br.


Curso realizado por meio da parceria entre a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e o Instituto Febraban de Educação (INFI), ligado à Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Serão conferidos certificados CNF /INFI aos participantes que frequentarem 75% da carga horária prevista.

Objetivos

Oferecer aos participantes uma formação completa e atual sobre todos os aspectos legislativos, técnicos e operacionais que englobam o complexo Sistema Nacional do Crédito Rural. Com a apresentação de conhecimentos avançados distribuídos por módulos específicos, os profissionais (das instituições financeiras, cooperativas e demais empresas) ao participar do curso, alcançarão mais autonomia e a base necessária para se posicionarem como especialistas dinâmicos frente aos diversos recursos públicos e os fundos cooperativos existentes para fomentar o desenvolvimento do segmento rural que se faz tão importante para a economia brasileira.

Metodologia

Evento eminentemente prático com aulas expositivas, detalhadas, e trabalhos realizados pelos participantes.

Conhecimentos necessários

Básicos sobre atividades do agronegócio e relativos a operações de crédito concedidos por instituições financeiras.

Recursos instrucionais para os participantes

Notebook (para acessar o manual MCR)

Público-Alvo

Profissionais das Instituições Financeiras, Cooperativas e Empresas que necessitem conhecer o funcionamento do Crédito Rural no Brasil.

Perfil do expositor

Abel Lima Filho: Engenheiro Agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo – USP, em Piracicaba – SP, com diversificação em Economia Rural. Especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. Especialização em Didática Especial – Ensino Agrícola, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – Diretoria Ensino Agrícola – Piracicaba – SP. Atuação em instituições financeiras e instituição de pesquisa em economia agrícola. Experiência adquirida em instituições financeiras como Gerente Operacional de Negócios (Pessoa Jurídica e Pessoa Física), Gerente de Crédito, Gerente Operacional de Crédito, Gerente de Administração de Crédito, Assessor de Diretoria de Crédito Rural, Chefe de Departamento de Apoio Técnico de Crédito Rural, Gerente de Administração Rural da Diretoria de Crédito Rural. Instituições financeiras em que atuou: Banco Cooperativo do Brasil S. A. – BANCOOB, Banco Noroeste S. A., UNIBANCO – União de Bancos Brasileiros S. A., Banco Comercial Brasul S. A., First National City Bank. Integrante da equipe de instrutores da FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Integrante da equipe de instrutores do IBDAGRO – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento. Sustentável do Agronegócio – São Paulo – SP – Educação Financeira para o Agronegócio.

Data de realização

7, 8 e 9 de junho de 2017

Carga horária

24 horas

Horário

9h às 18h, com 1 hora de intervalo para almoço

Local

Sede da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), no Setor Comercial Sul, Quadra 1, Bloco F, Ed. Camargo Corrêa, 15º andar - Brasília, DF.

Veja o mapa do local aqui

Investimento

Preço

R$ 1.955,00

Preço Associados

R$ 1.660,00 - Associados FEBRABAN

No valor da inscrição estão inclusos os custos do material de apoio, certificado de participação, coffee-break e estacionamento coberto.

Formas de Pagamento

1. A vista

1.1 Boleto Bancário
Com vencimento em 3 dias corridos após sua emissão, antes do início do curso ou até sua véspera.

1.2 Crédito em Conta
Deverá ser realizado um depósito bancário na conta da CNF.

2. Parcelado:

2.1 Cartão de Crédito - via Site
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes (sem juros) no cartão, diretamente em nosso site, ao final do processo de inscrição.

2.2 Cartão de Crédito - na CNF
O pagamento poderá ser parcelado em até 6 vezes. A primeira parcela deverá ser efetuada, por depósito bancário, antes da realização do treinamento, as restantes serão pagas no primeiro dia do curso com o cartão de crédito. Para definir esta opção, na etapa de pagamento marque o item: "Crédito em conta".

A nota fiscal será emitida após o término do curso.

Casos especiais deverão ser discutidos com a Área de Cursos e Eventos, pelo telefone (61) 3218-5371 ou e-mail: cursos@cnf.org.br.

Data 1ª parcela

31/5/2017

Importante

1.  A confirmação da realização do curso está sujeita a quórum. No caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

2. Após a confirmação do curso, não é possível cancelar inscrições, somente substituir participantes. Para isso, contate-nos pelo e-mail cursos@cnf.org.br.

3. Caso não localize sua confirmação de inscrição, verifique sua caixa de e-mails (inclusive a pasta anti spam), ou contate-nos: cursos@cnf.org.br ou (61) 3218-5371.

Conteúdo programático

1.Legislação
1.1.Lei 4.829, 05.11.65 - Institucionaliza o Crédito Rural
1.2.Decreto 58.380, 10.05.66 - Regulamenta o Crédito Rural
1.3.Decreto Lei 167, 14.02.67 - Cria os Títulos de Crédito Rural
1.4.Lei 8.171, 17.01.91 - Cria a Política Agrícola
1.5.Lei 11.326, 24.07.06 - Institui Agricultura Familiar

2.Manual de Crédito Rural
2.1.Disposições preliminares

3.Introdução
3.1.Sistema Nacional de Crédito Rural
3.2.Estrutura Operativa
3.3.Beneficiários
3.4.Assistência Técnica

4.Condições Básicas
4.1.Disposições gerais
4.2.Orçamento, Plano e Projeto
4.3.Garantias
4.4.Despesas
4.5.Utilização
4.6.Reembolso
4.7.Fiscalização

5.Operações
5.1.Formalização
5.2.Créditos de Custeio
5.3.Créditos de Investimento
5.4.Créditos de Comercialização
5.5.Contabilização e Controle

6.Finalidades Especiais

7.Créditos a Cooperativas de Produção e de Crédito
7.1.Disposições Gerais.
7.2.Atendimento a Cooperados
7.3.Integralização de Cotas-Partes
7.4.Taxa de Retenção
7.5.Repasse a Cooperados

8.Recursos
8.1.Disposições Gerais
8.2.Obrigatórios
8.3.Livres
8.4.Poupança Rural

9.PRONAMP – Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural

10.Fundo de defesa da Economia Cafeeira – FUNCAFÉ

10.1.Disposições gerais
10.2.Custeio
10.3.Colheita
10.4.Estocagem

11.Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF

12.Programas agropecuários com recursos do BNDES

13.Programa de Garantia da Atividade Agropecuária – PROAGRO

14.Exercícios

Inscrições

Clique aqui para se inscrever

As inscrições encerram-se no dia 31/5/2017 ou até o preenchimento de todas as vagas

O contato poderá ser feito por meio do departamento de Cursos e Eventos da CNF pelos telefones: (61) 3218-5371 | 98133-9359 ou pelo e-mail: cursos@cnf.org.br.